3. Juarez, José, Olmedo, Dores (2019)

Maria das Dores (Lola) Olmedo e Patiño Suárez (Tacubaya, Cidade do México, quatrorze de dezembro de 1908 – idem 27 de julho de 2002) foi um colecionador de arte mexicana. Grande parcela das obras que reuniu estão no museu que leva seu nome (Museu Dolores Olmedo Patiño), no sul do Distrito Federal, conhecido como “Fazenda da Roda-gigante” no México.

É considerado como uma musa inspiradora de Diego Rivera, David Alfaro Siqueiros e José Clemente Orozco. Foi um protagonista polêmico e ousado, representante do feminismo. Maria de los Dolores Olmedo e Patiño Suárez nasceu em 14 de dezembro de 1908, um par de anos antes do início da Revolução mexicana, em Tacubaya, Cidade do México. Era a mais velha dos filhos do casal formado na professora normalista Maria Patiño Suárez e Manuel Olmedo Mayagoitia um profissional que trabalhava como contador e advogado em alguns dos estabelecimentos da Cidade do México.

Em 1910, a família aumentou em número e foi em 1914, quando sofreu a perda de seu pai por causa da meningite item de um exigente golpe sofrido em decorrência de uma queda acidental. Entre os representantes mais sérias são contava Vicente Lombardo Toledano, Manuel Gómez Morín, Alfonso Caso, Narciso Bassols, Antonio de Castro Leal e Daniel Cosío Villegas. Howard S. Philips, de nacionalidade inglesa, chegou ao México em 1923, e em seu registro migratório ficou na particularidade de jornalista, em razão de seu propósito inicial era cobrir as notas ao redor dos Tratados de Bucarelli.

A necessidade de trabalhar por tua família a levou a empreender um negócio, ganhou a oferta para a aquisição de uma pequena tabiquera que comprou com enormes dificuldades, solicitando um crédito ao Banco Nacional de México de governo conservador. Esta se limitava com outra posse de um alemão chamado Heriberto Pagelson, com quem se uniu e começou a obter tabiqueras pela zona de lindo horizonte, ocasionando-se dona de muitas com o decorrer do tempo.

Após o desentendimento que teve com Diego Rivera, foi até 1955, quando renasceu sua amizade, por esse tempo, a relação foi cheia de detalhes significativos e admiração. Diego Rivera fez seu testamento público aberto no qual deixava bens imóveis 10 pessoas, por esse acto se encontrava Dolores Olmedo. Por outro lado, Diego se sentiu na independência de legar as tuas obras de arte e os museus pra exibi-las ao público do México. Em outubro de 1956, além das obras de arte que Dolores Olmedo havia adquirido, Diego sugeriu comprar 10 quadros mais, pra enriquecer a tua coleção e assegurar sua herança.

Um par de meses antes do falecimento de Diego Rivera, assinou-se a escritura do pacto, documento que foi assinado por Dolores Olmedo e Afonso Quiroz Cuarón, onde se nomeava Dores como presidente do comitê técnico do acordo. Por último, no dia vinte de outubro de 1957, Diego Rivera, em mau estado de saúde, estendeu-lhe uma carta, perante um notário público, concedendo a Dolores Olmedo, os direitos autorais de todas as suas obras, textos e documentos em teu poder. Em 12 de julho de 1958, depois que Carlos Pellicer adaptado museográficamente a casa de Frida Kahlo, esta foi inaugurado como museu.

Graças a que os recursos do tratado do Banco central do México, não cobriam as despesas necessárias à conservação e adaptação de obras, Dolores Olmedo disponibilizou o obrigatório para cobrir o vontade de Diego Rivera. Dedicou-Se a recuperar e prosseguir com várias das tradições mexicanas promoviéndolas em algumas exposições de arte em incontáveis países. Facultou o entendimento de tua coleção no estrangeiro.

  • Oito George Peláez
  • um Primeiros anos 1.1 Infância e educação
  • um Do Mac Os pra Mac Os X: A segunda alteração de arquitetura
  • Oscar Iván Zuluaga anular as participações em debates e entrevistas.[27]
  • trinta e seis Batalha de Capi
  • um O emprego de algumas tecnologias pela campanha
  • 1974: Get Your Wings Tour

Dentro do próprio museu, salas de estar e outros espaços, serviram de caso para exposições temporárias. Algumas muito relevantes, que incluíram obras de todo o mundo. As formas de Dolores Olmedo de fazer as obras de arte a toda a hora foi polêmico: o abuso de convicção e desaparecimento de obras que tinha a seu cuidado foram as mais frequentes.

Não foram poucos os que testemunharam que supostas obras de Diego Rivera, que estavam sob o teu cuidado (por motivos de exibição ou avaliação), ficaram em teu poder e se negou a entregar. Em 1962 Dolores Olmedo decidiu obter a fazenda “Da Roda”, em Xochimilco, além de uma extensão de terra em torno da construção colonial.

Rate this post
admin

admin

Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou da nossa Revista

Mais de 200.000 acessos mensais aqui

Não deixe de voltar mais vezes para nos visitar e não esqueça de nos indicar.

Esperamos sua volta.

Rolar para cima