Benito Pérez Galdós

Nas expressões de Max Aub, Galdós, como Lope de Vega, assumiu o espetáculo do público da planície e com “tua intuição serena, profunda e total da realidade”, ele retornou, como Cervantes, refeito, “artisticamente transformado”. Daí que “a começar por Lope nenhum escritor foi tão popular, nenhum tão universal a partir de Cervantes”. Sebastián Pérez, e de Dores Galdós, uma senhora de origem, incorporação de ‘potente caráter’ -segundo a ilustrou teu filho, o respectivo escritor-, e filha de Domingo Galdós Alcorta, um funcionário da Audiência de Canárias, natural de Azkoitia. Ainda moça, teu pai o gosto dos relatos históricos, contando passagens e histórias vividos na competição da Independência, em que, como militar, ele havia participado.

Fernando de Castro, Francisco de Paula Canalejas, Adolfo Camús, Valeriano Fernandes e Francisco Chacón Oviedo. Na escola conheceu o fundador da Instituição Livre de Ensino, Francisco Giner de los Rios, que lhe incentivou a escrever e fez-lhe constatar curiosidade por o krausismo, filosofia que se deixa notar em suas primeiras obras. Freqüentou teatros e a “Tertúlia Canaria” em Madrid, formando confraternização com outros escritores conterrâneos seus (Nicolau Estévanez, José Plácido Sansão, etc.).

  • “Over” – Drake
  • dez Dicas Para Conquistar O Menino QUE VOCÊ GOSTA
  • Sergio Álvarez poderia ultrapassar o teu reaparecimento
  • Não seja possessiva
  • O Fenerbahce deve jogar à porta fechada
  • três Considerações sobre seu público

Também presenciou a ler o Ateneu dos principais narradores europeus em inglês e francês. Foi nessa organização, onde conheceu Leopoldo Alas “Clarín”, durante uma conferência do crítico e escritor espanhol, no que seria o começo de uma longa amizade. Entrei pela Universidade, onde me distinguí pelas freqüentes novilhos que fazia, como eu citou em outro local.

Escapándome das cátedras, ganduleaba pelas ruas, praças e ruelas, apreciando notar a vida corrida de esta enorme e malhado capital. A minha vocação literária se iniciava com o prurido dramático, e se os meus dias se me iam em “flanear” pelas ruas, gastava fração de tuas noites em derramar dramas e comédias.

Frequentava o Teatro Real e um café da Porta do Sol, onde se reunia agradável golpe de meus conterrâneos. Madrid era um inferno. Regular os teatros, lhe impressionou especialmente a obra Vingança catalã, de Antonio García Gutiérrez. Os cronistas e historiadores recolhidos que deste mesmo ano começou a digitar como redator de mérito nos jornais A nação e O Debate, do mesmo modo na Revista do Movimento Intelectual da Europa. No ano seguinte, e pela peculiaridade de jornalista, assistiu ao pronunciamento dos sargentos do quartel de San Gil.

Em 1867 fez a sua primeira viagem ao exterior, como correlato em Paris, para ceder conta da Exposição Universal. Voltou com as obras de Balzac e Dickens foi definido, a começar por uma versão francesa, tua obra cervantina, Os papéis póstumos do Clube Pickwick, que foi publicado por entregas por todo A nação. Em 1869, morava no bairro de Salamanca, pela estrada Serrano, número 8, com a tua família, e lia com paixão a Balzac, enquanto fazia parte da redação Das Cortes.

admin

admin

Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou da nossa Revista

Mais de 200.000 acessos mensais aqui

Não deixe de voltar mais vezes para nos visitar e não esqueça de nos indicar.

Esperamos sua volta.

Rolar para cima