Nise Da Silveira

a Sua geração de apoio é em um colégio de freiras, que, naquela época, eram exclusivos pra garotas, a título de exemplo, o colégio do Santíssimo Sacramento, localizado em Maceió, AL. Seu pai era jornalista e diretor do “Jornal de Alagoas”. De 1921 a 1926, estuda pela Faculdade de Medicina da Bahia, onde se formou como a única mulher entre os 157 homens desta promoção.

está entre as primeiras mulheres no Brasil a se formar em Medicina. Em 1927, depois do falecimento de teu pai, eles se mudaram pro Rio de Janeiro, onde participaram do meio artístico e literário da cidade. Ao longo da insurreição comunista, foi denunciada por uma enfermeira pela posse de livros marxistas.

a denúncia levou à sua prisão em 1936, no Presídio da Frei Caneca por dezoito meses. Nesse presídio bem como se encontrava aprisionado Graciliano Ramos, e de tuas freqüentes contatos, ficou um dos personagens de seu livro Memórias do Cárcere. De 1936 a 1944 permanece com teu marido na semi-clandestinidade, afastada do serviço público por razões políticas. Por tua discordância com os métodos em voga, que adotavam nas enfermarias, reusándose a passar mãos em seus pacientes, Nise da Silveira foi transferida para o Serviço de terapia ocupacional, atividade logo menosprezada pelos médicos. Assim, em 1946, fundou naquela organização da “Seção de Terapêutica Ocupacional”.

Foi membro-fundadora da Sociedade Internacional de Psicopatologia da Expressão (“Société Internationale de Psychopathologie de l’Expression”), com sede em Paris. Seus estudos em terapia ocupacional, e o conhecimento dos processos mentais por intervenção de imagens do inconsciente deram origem a numerosas exposições, filmes, documentários, audiovisuais, cursos, simpósios, publicações e conferências. O velho Centro Psiquiátrico Nacional do Rio de Janeiro obteve na sua homenagem o nome de “Instituto Municipal Nise da Silveira”. Em 2015, estreia o filme Nise: O centro da loucura, dirigido por Roberto Berliner e estrelado por Glória Pires, que se concentra no serviço montado por Nise no Centro Psiquiátrico do Engenho de Dentro.

  1. Wiondows XP
  2. três Alimentos associados
  3. Negócio de websites
  4. Melanie (Danielle Harris)
  5. Labrador retriever
  6. Só dê pequenas quantidades de cada alimento, para que não dê diarreia
  7. Caminho de Frankfurt

Casa das Palmeiras. A sensação de enfrentar. Uma experiência em psiquiatria. O mundo das imagens. Gatos, A comoção de Lidar. Freitas Campos. 2001. Dicionário biográfico da psicologia no Brasil: pioneiros. Editora Imago, 461 pp. Portela Câmara. “Vida e obra de Nise da Silveira”. Portela Câmara. “A colaboração de Nise da Silveira para a psicologia junguiana”. Frayze-Pereira. “Nise da Silveira: imagens do inconsciente entre psicologia, arte e política”.

Em Estudos Avançados. vol 17, Nº 49 São Paulo sept./dez. Mello. Nise da Silveira. Lucchesi.Viagem a Florença: cartas de Nise da Silveira Marco Lucchesi. Esta obra contém uma tradução derivada de Nise da Silveira da Wikipédia em português, publicado por causa de seus editores, sob a Licença de documentação livre GNU, a Licença Creative Commons Atribuição-compartilhamento 3.0 Unported.

Rate this post
admin

admin

Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou da nossa Revista

Mais de 200.000 acessos mensais aqui

Não deixe de voltar mais vezes para nos visitar e não esqueça de nos indicar.

Esperamos sua volta.

Rolar para cima