a Sua geração de apoio é em um colégio de freiras, que, naquela época, eram exclusivos pra garotas, a título de exemplo, o colégio do Santíssimo Sacramento, localizado em Maceió, AL. Seu pai era jornalista e diretor do “Jornal de Alagoas”. De 1921 a 1926, estuda pela Faculdade de Medicina da Bahia, onde se formou como a única mulher entre os 157 homens desta promoção.
está entre as primeiras mulheres no Brasil a se formar em Medicina. Em 1927, depois do falecimento de teu pai, eles se mudaram pro Rio de Janeiro, onde participaram do meio artístico e literário da cidade. Ao longo da insurreição comunista, foi denunciada por uma enfermeira pela posse de livros marxistas.
a denúncia levou à sua prisão em 1936, no Presídio da Frei Caneca por dezoito meses. Nesse presídio bem como se encontrava aprisionado Graciliano Ramos, e de tuas freqüentes contatos, ficou um dos personagens de seu livro Memórias do Cárcere. De 1936 a 1944 permanece com teu marido na semi-clandestinidade, afastada do serviço público por razões políticas. Por tua discordância com os métodos em voga, que adotavam nas enfermarias, reusándose a passar mãos em seus pacientes, Nise da Silveira foi transferida para o Serviço de terapia ocupacional, atividade logo menosprezada pelos médicos. Assim, em 1946, fundou naquela organização da “Seção de Terapêutica Ocupacional”.
Foi membro-fundadora da Sociedade Internacional de Psicopatologia da Expressão (“Société Internationale de Psychopathologie de l’Expression”), com sede em Paris. Seus estudos em terapia ocupacional, e o conhecimento dos processos mentais por intervenção de imagens do inconsciente deram origem a numerosas exposições, filmes, documentários, audiovisuais, cursos, simpósios, publicações e conferências. O velho Centro Psiquiátrico Nacional do Rio de Janeiro obteve na sua homenagem o nome de “Instituto Municipal Nise da Silveira”. Em 2015, estreia o filme Nise: O centro da loucura, dirigido por Roberto Berliner e estrelado por Glória Pires, que se concentra no serviço montado por Nise no Centro Psiquiátrico do Engenho de Dentro.
- Wiondows XP
- três Alimentos associados
- Negócio de websites
- Melanie (Danielle Harris)
- Labrador retriever
- Só dê pequenas quantidades de cada alimento, para que não dê diarreia
- Caminho de Frankfurt
Casa das Palmeiras. A sensação de enfrentar. Uma experiência em psiquiatria. O mundo das imagens. Gatos, A comoção de Lidar. Freitas Campos. 2001. Dicionário biográfico da psicologia no Brasil: pioneiros. Editora Imago, 461 pp. Portela Câmara. “Vida e obra de Nise da Silveira”. Portela Câmara. “A colaboração de Nise da Silveira para a psicologia junguiana”. Frayze-Pereira. “Nise da Silveira: imagens do inconsciente entre psicologia, arte e política”.
Em Estudos Avançados. vol 17, Nº 49 São Paulo sept./dez. Mello. Nise da Silveira. Lucchesi.Viagem a Florença: cartas de Nise da Silveira Marco Lucchesi. Esta obra contém uma tradução derivada de Nise da Silveira da Wikipédia em português, publicado por causa de seus editores, sob a Licença de documentação livre GNU, a Licença Creative Commons Atribuição-compartilhamento 3.0 Unported.