Microempresas, pequenas organizações e autônomos têm grandes desafios na frente para sobreviver: crescer, a aperfeiçoar a tua competência tecnológica, a inovação e para dirigir-se a novos mercados, quer dizer internacionalização da sua empresa. Pra isso existe uma opinião unânime por esse coletivo: é preciso a remoção de barreiras burocráticas, fiscais e trabalhistas. A tabela de medidas e melhorias que os mais menores coloca ao novo Governo que se conforme nos próximos dias, é interminável. Além de todas estas medidas práticas que possam ser úteis e rentáveis para as pequenas corporações e autônomos, existem novas realidades de fundo que também tem que mudar pra escoltar em frente por este novo paradigma econômico e tecnológico que tocou viver.
Se há uma característica que defina o tecido empresarial português é a reduzida dimensão das empresas. O 95,9% são micro-organizações (de 0 a 9 empregados). Inclusive, destas, um 55,1% nem ao menos tem um assalariado. E é que a realidade empresarial deu um giro de 360 graus nos últimos anos, o que exige uma mudança cultural. Maria José Cano, professora da Escola de Organização da Indústria (EOI), explica que “antes as empresas precisavam de funcionários já que eram de elaboração, neste momento se dedicam ao setor de serviços e uma única pessoa podes oferecer vários serviços.
Isso passou a ser uma inevitabilidade pra uma cultura:agora não estamos diante a figura do empresário permanente, pra toda a existência, no entanto diante de alguém que cria uma microempresa como forma de vida. E se não vence quer que o custo seja o pequeno possível pra empreender mais uma vez”.
nesta alteração de filosofia, há que ter em conta que o tamanho importa pra sobreviver. “Passar de micro a pme é um pasito que permite ter força pra sobrevivência. 24% das empresas morre ao final de um ano. A nova cultura empresarial exige anotar de experiências em outros países, como os EUA, onde o fracasso de uma empresa é entendida como uma forma de aprendizado para o próximo projeto empreendedor.
- Dois Falta de financiamento público
- Realizar uma procura de nome de domínio
- Se Kurt Cobain viver.Que teriam feito por tocar com o Nirvana?. Aitor
- Visão a grande tempo
- 2 2. Assistente pessoal
- Conhecimentos gerais
“Aqui não se perdoa o fracasso, que algumas vezes é externo ao empresário”, diz a professora Cano. Para estimular essa segunda oportunidade existem propostas como suavizar e flexibilizar as formas de pagamento ou do cancelamento de dívidas de uma empresa, no momento em que fracassa. “De maneira que lhes possa permitir empreender outra vez”. Concretamente, Cano fala de que forma se estende o movimento mundial Fuckup Nights, nascido no México, em 2012, para compartilhar publicamente histórias de fracassos empresariais.
Empreender não é nada simples em Portugal. “A primeira circunstância de mortalidade das pequenas e médias organizações —conta— é a inexistência de liquidez decorrente da inadimplência e dos problemas pra descobrir financiamento. Para sobreviver, dependem do pagamento das grandes organizações. Basta lembrar que um terço das empresas que fecharam durante a queda foi devido à inadimplência”, diz. Em sua posição, a lei de inadimplência e cautela de riscos há águas. Precisamente outra das medidas urgentes que considere esse empresário é fazer cumprir a lei de contratação pública “, que tem que auxiliar a contratação pública de pequenas e médias empresas”, diz. Para motivar a segunda oportunidade de um empreendedor propõe medidas inovadoras como entusiasmar a figura dos ficheiros positivos que forneçam sugestões a respeito do bom desempenho do crédito das pequenas e médias empresas que assim sendo o façam.
Desta vez Arnold assinava a coleção e se situava entre os poetas mais representativos de sua data. O novo volume continha os novos poemas “A cigana “erudita” e “Requiescat”, do mesmo modo “Sohrab e Rustum”. A atividade poética de Arnold quase cessou depois de deixar a cátedra de Poesia em Oxford. A produção poética de Arnold atinge ilustres cotas de beldade e uma formalização fascinante, no entanto teve dificuldades pra obter uma voz própria, quem sabe já que não lhe forem acessível acomodar-se ao mundo vitoriano. Ao reler tuas obras, encontramos diversas passagens notáveis que não existem dúvidas ver desde a toda a hora, contudo diversas vezes nos surpreende analisar que tais passagens nos remetem a outros autores.