Ninguém se surpreende que um vizinho tenha uma tartaruga ou um hamster como animal de companhia, contudo ser dono de uma legal ou uma doninha poderá semear a desconfiança no bairro. Quando um animal podes ser considerado como animal de estimação? As modas têm muito que enxergar. “Quando veio o video Escala, as lojas especializadas vendem mais de cinquenta camaleões ao dia. Hoje, com sorte vendem 2 exemplares diários”, detalha Valls.
Basta que um famoso esteja com o postureo de algum animal que saem legiões comprá-lo. É o que aconteceu quando George Clooney exibiu-se com um porco vietnamita, ou quando Paris Hilton se mostrava com sua kinkajou ante os flashes. O kinkajou (Potos flavus), é um macaco nocturno de cerca de cinquenta centímetros. Mas, ante a sua aparência inofensiva se revela um animal que podes ser muito violento, que ataca com tua afiada mandíbula e suas afiadas unhas. Bem sabe a Paris Hilton, que diversas vezes teve que entrar com feridas ao hospital.
O porco vietnamita é outro modelo de animal que a gente compra por causa de lhe parece muito familiar, na sua fase de construção. Quando cresce, todavia, poderá comparecer a pesar mais de 150 quilos, e em sua procura de alimentos, poderá fazer triturar os tapetes ou a relva do jardim. Em diversos casos, os decepcionados donos recorrem a uma das piores soluções: deixar o animal em um lugar que não é o teu habitat. É o que tem acontecido com as tartarugas da Florida, encontradas em pântanos e jangadas, ou os citados porcos vietnamitas. “Recebemos muitas declarações destes porcos soltos, mesmo perto do centro de Braga.
O defeito é que se cruza com o javali, e está tocando”, diz a bióloga Andrea Torres, de Faada (Fundação para o Aconselhamento e Ação pra Defesa dos Animais). O guaxinim é outra espécie que se podia obter em Portugal por 600 euros, mas esse pequeno mamífero não é tão simpático como nos desenhos animados: morde e poderá entregar a raiva.
nas cercanias de Madrid foram relatados mais de 500 guaxinins que foram liberados pelos seus donos. Na Alemanha é tudo um defeito, onde se caçam mais de 25.000 exemplares que foram reproduzidos por não ter predadores e pela praticidade para obter alimentos. “Com um animal de estimação, um cão, um coelho ou até alguns lagartos você pode interagir.
- Troupial toche, Icterus chrysater
- Aqui não é o Batman
- Macho: 64 a 70 cm. Ideal: 66 a 68 cm
- 000 euros de multa por cada ponto de sanção
- Pontas das patas e a ponta da cauda, cana do nariz, nuca, peito, obrigatoriamente, branca
- quatro Relação com os animais de estimação virtuais
- dois Desenvolvimento da raça
Com uma cobra não. Esta não é uma animal de estimação, é um hobbie, é como ter peixes em casa”, diz Javier Villaverde. Este especialista em informática, neste instante teve mais de 15 cobras em sua casa, como uma python molurus que chegou aos seis metros de comprimento ou uma jibóia que atingiu os 2,cinco metros. “A serpente vive melhor e por mais tempo em cativeiro que na vida selvagem”, diz Villaverde, “uma molurus em seu habitat vive trinta e cinco anos, e em cativeiro cerca de sessenta anos.
Não tem quem o ataque, eu cuido e não tem infecções de carrapatos ou carraças. E assim como não sofre de depressão: se estiver estressado, não conseguirá reproduzir-se”. Este especialista minimiza o perigo desses répteis. Diz que “um pitbull ou rottweiler podes ser mais perigo do que uma cobra, e que, se estes animais atacam “é por pânico, pra defender-se. Eu tive quarenta a 50 mordidas, e sempre foi por minha culpa”.